QUEM SOMOS

 O quadro de pessoal da ASSFA inclui mais de sessenta trabalhadores, e outros em regime de prestação de serviço e voluntariado.

A atual Direção de voluntários assumiu funções em 2002, embora tenha sofrido algumas alterações posteriormente, tendo encetado a elaboração do projeto de construção de um complexo próprio, uma vez que, durante os primeiros anos, a Associação manteve a sua atividade em instalações cedidas e outras alugadas.

O A.T.L. foi a primeira resposta social a surgir na freguesia, em instalações cedidas pela Casa do Povo de Abraveses, sendo mais tarde criado, junto ao Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, o Centro de Dia para idosos e posteriormente o Serviço de Apoio Domiciliário.

A Candidatura ao Programa “Pares 1” possibilitou a construção do atual edifício da ASSFA, inaugurado em 19 de maio de 2010. Uma estrutura arquitectónica ampla, moderna e ajustada que acolhe as várias respostas sociais e atende as necessidades de todos os segmentos populacionais. Falamos da ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas que acolhe 50 utentes, o Centro de Dia para 30 utentes, o Serviço de Apoio Domiciliário que atende às necessidades de 30 utentes, o ATL para 48 jovens e a Creche que recebe 42 crianças.

Os bens do banco alimentar contra a fome contemplam mensalmente cerca de trinta famílias carenciadas. Quanto aos produtos comparticipados pela União Europeia são distribuídos a quarenta e cinco famílias.

Através de um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Viseu e a Junta de Freguesia de Abraveses, encontra-se em funcionamento a denominada atividade sénior, que se destina aos nossos utentes e ainda a comunidade da Freguesia que se inscreve para o efeito.

Os estatutos atuais foram aprovados em 10 de novembro de 2015.